PMA realiza cursos de informática nas unidades do Porto D’anta e Coroa do Meio

Formação para o Trabalho
17/04/2008 14h06

Os conhecimentos em informática são necessários para o desempenho das atividades profissionais e diferentes situações do cotidiano. Pensando em preparar o cidadão para essa realidade, a Prefeitura de Aracaju oferece cursos de informática gratuitos em todas as unidades da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Exemplo desse investimento social são as duas turmas estão freqüentando há duas semanas cursos na Unidade de Qualificação José Joaquim dos Santos, no bairro Coroa do Meio, e na Unidade de Qualificação Profissional do bairro Porto D'anta.

Para Rogério Lima Nascimento, 32, que está cursando informática básica na unidade da Fundat instalada no Coroa do Meio, todos os trabalhadores precisam acompanhar a tecnologia para não perder as oportunidades. "É a primeira vez que faço um curso por meio da fundação", explicou Rogério, que está desempregado e pretende conseguir um trabalho com a nova capacitação. Ele cntou que veio de São Paulo e reside em Aracaju há seis meses. "O curso tem qualidade e, o que é mais importante, não é cobrado qualquer mensalidade. Para quem está desempregado, é uma grande ajuda. Acredito que, tão logo termine o curso, conseguirei trabalho com maior facilidade", reforçou.

Já a estudante Lidiane Evangelista da Silva, 22, comentou que o curso de Linux (informática avançada) está sendo essencial para enfrentar o mercado de trabalho e que não teve dificuldade de acesso ao treinamento. "Vim por interesse próprio. Tenho constantemente sede de conhecimento. Quero aprender sempre. Tanto é que, após  esse curso, pretendo fazer outros na área de informática", prometeu.

O instrutor do curso na unidade do Porto D'anta, Cristiano Bispo dos Santos, integra o quadro de instrutores da fundação desde 2005 e lembra que nunca teve dificuldades em repassar os seus conhecimentos, pois os alunos são interessados e ajudam a construir o plano de aula. "Sempre reúno os alunos e juntos, discutimos as dúvidas, as retiramos e, é claro, aceitamos sugestões, pensando sempre no melhor aproveitamento da turma.